terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Vitória!


A Vida tem momentos em que estamos bem connosco próprios, temos confiança e conseguimos ultrapassar todos os obstáculos.
Nessa altura a nossa moral está em alta, temos o reconhecimento de uma grande franja de pessoas que nos rodeiam. Somos, como soi dizer-se na gíria, 'os maiores'.
Ao invés há outros momentos em que, efectivamente, mais precisamos de apoio, em que tudo nos corre mal. Tudo é cinzento e triste.
Vem a propósito uma história de vida em que dois jovens, bem formados, cientes da sua responsabilidade enquanto cidadãos, estavam ontem de serviço de piquete no seu Corpo de Bombeiros Voluntários de Brasfemes.
Foram dezenas as ocorrências que prestaram ao longo do dia, mas HÁ UM QUE MARCA A DIFERENÇA e que passo a relatar:
Nuno e Marisa são chamados pelo INEM, através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para um serviço de Emergência do Senhor Luís, habitante da freguesia de Vil de Matos, norte do concelho de Coimbra que estava em PARAGEM CARDIO-RESPIRATÓRIA .
Chegados ao local verificaram que a vítima estava no limite da sua existência. Qualquer gesto errado ou o descurar das técnicas de socorrismo e suporte básico e avançado de vida, marcariam a diferença entre a Vida e a Morte.
Foram 20 minutos dramáticos. Os segundos do relógio pareciam horas.
Com enorme sangue frio, persistência e sentido da responsabilidade conseguiram alcançar o seu principal objectivo vencer a Morte.
Convém referir, que para além do reconhecimento a quem prestam serviço e do valor da sua consciência cívica, nada recebem pelos serviços prestados à comunidade.
Parabéns a todos que se dedicam generosamente a esta nobre Causa.

Sem comentários: