terça-feira, 27 de janeiro de 2009

América, América...








Deixei assentar alguma ‘poeira’ sobre a sucessão política havida nos Estados Unidos da América para fazer a minha dissertação sobre este tema tão actual.
Sou realista. Tenho a convicção que tudo o que estava mal no Mundo, não vai, tipo varinha mágica, ficar bem.
É por demais evidente que, com a eleição de Barack Obama, novas perspectivas se abriram para os americamos e para uma grande parte de países do globo.
Pelo menos a esperança vai ser uma realidade nos próximos tempos.
A fome não vai acabar.
A guerra, fruto das injustiças e da revolta, proliferará em muitos locais críticos.
Houve uma transformação na mentalidade dos ‘states’, impensável há algumas décadas atrás e que culminou com a realização do sonho profetizado por Martin Luther King.
É importante, pela primeira vez na história, a eleição de um afro-americano.
É simpático, dialogante e bem formado.
Mas para mim, nada tendo a ver com a situação política nos USA, tenho presente que o meu candidato era a Senhora Hilary Clinton.
Também ela representava uma mudança no País mais poderoso do Mundo.
E, para mais, nesta altura em que se vivem momentos muito negros no horizonte, a opinião e a influência de uma mulher era importante. A sua sensibilidade para causas próprias não tem comparação com a do homem.
Qualquer que fosse o vencedor, faria esquecer facilmente um imbecil que durante 2 mandatos de 4 anos cada, ocupou a Casa Branca.
Foram tempos cruéis para todos.
Não estou a pensar se Obama será ou não uma decepção. Mas garanto que será o fim das 'crianças-troncos', mutiladas em países miseráveis, vítimas da beligerância da era Bush.
Obama não gastará cifras imensuráveis rumo à corrida bélica. Acredito nas suas intenções de apaziguar o mundo, ao contrário do 'macaco' (Bush poderia interpretar na série 'O planeta dos Macacos, por sua semelhança com o símbio), que alimentou com fervor as guerras, ao invés de tentar minimizar os atentados em países paupérrimos.Acredito que não haja ninguém pior do que Bush para o século XXI.
Espero que um dia seja feita justiça e que esta figura ridícula conhecido por W responda pelos inúmeros crimes que cometeu contra a humanidade.
Então, acredito em Obama.
Obama é apenas um bom apoio. Não podemos depender só dele. Afinal ele chegou lá.
Como Presidente tem responsabilidades.
Mas, a verdadeira mudança tem que existir dentro de nós, agindo localmente, pensando globalmente.
Sozinho ele não vai fazer nada, porque mudar o mundo é um trabalho de equipa, de envolvimento, de sonho comum e o mundo está à espera de um salvador da pátria.
É por esse motivo que Obama vai desapontar...