segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bombeiros Voluntários de Brasfemes - Academia 2010/2011




Na sequência da mensagem já publicada e referente ao 4º Ano deste Projecto, destinado fundamentalmente aos jovens da parte Norte do Concelho de Coimbra, chegou até mim um pedido de informação relacionada com esta iniciativa.

Para satisfazer essa curiosidade, vou passar a transcrever o trabalho de um Grupo  de Formadores internos dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes (também ele jovem) que vão dar um pouco de si, em prol de outros jovens, que merecem todo o empenhamento e dedicação.

"...
  1. INTRODUÇÃO
Tendo por base os anos anteriores, irá iniciar dia 15 de Outubro mais uma carinhosa fase das nossas vidas em que o intuito é o de proporcionar aos nossos jovens formandos o compromisso único de lhes dar as ferramentas necessárias para a sua vida futura.
Vai haver alteração em relação aos anos anteriores e nessa reestruturação, pretende-se com o presente ano lectivo dar uma maior visibilidade e projecção de actividades para o exterior, criação de um subgrupo de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos, com o objectivo de incutir precocemente comportamentos de liderança e de fornecer instrumentos e ferramentas para futuras escolhas.


  1. OBJECTIVOS 
ü  Fomentar espírito de liderança e trabalho de equipa de todos os formandos da Academia, de modo a estes, manifestarem a iniciativa de permanecerem no seio da Academia e prepará-los para frequentarem o corpo activo desta corporação.
ü  Proporcionar ferramentas de aprendizagem e de tomada de decisão.
ü  Criar experiências entre os formandos e as diferentes comunidades, proporcionando desta forma, troca de conhecimentos e vivências enriquecedoras para a vida futura
ü  Preparação de um simulacro para apresentação à comunidade com o fim de, demonstrar os conhecimentos apreendidos durante o ano.
ü  Realização de um Workshop com o tema: OS BOMBEIROS E A DIALISE com o intuito de sensibilizar a comunidade para os cuidados a ter, para prevenir a insuficiência renal crónica através do meios dos jovens formandos da Academia. 

  1. METODOLOGIAS

Os formadores deverão utilizar o meio de comunicação que melhor se adapte, para assim o formando conseguir compreender e assimilar os objectivos propostos para cada sessão tendo sempre em conta a população-alvo a que se destina
  • EQUIPA A (idades compreendidas entre os 10 e os 20);
  • EQUIPA B (idades compreendidas entre os 5 e os 10)
  • ..."