O Grupo de Bombeiros Voluntários Brasfemense foi fundado em 30 de Julho de 1939 e com esta designação se manteve até 1980, altura em que passou a denominar-se Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes.
Foi durante muitos anos o principal pólo aglutinador de toda a população, pois para além de desempenhar a função para que foram criados combate a incêndios, emergência médica e transporte de doentes para hospitais clínicas e casas de saúde, desempenharam, paralelamente uma função cultural e recreativa.
Foram nas primeiras décadas do século passado e até finais dos anos setenta que os Bombeiros Voluntários Brasfemense mantiveram no seu seio um papel muito importante na divulgação do teatro popular, realização de bailes para a população, sala de cinema e, concomitantemente a revelação da televisão quando esta começou a dar os ‘primeiros passos’.
As condições existentes durante várias dezenas de anos eram degradantes e só a vontade inequívoca de mulheres e homens conseguiram ultrapassar as adversidades sempre imbuídos do espírito de bem servir, desinteressadamente, a população do concelho de Coimbra.
Desde 30 de Janeiro de 2005 com esforço, sacrifício e boa vontade de muita gente, os Bombeiros Voluntários de Brasfemes dispõem de instalações condignas. Sem serem exuberantes, privilegiou-se a funcionalidade em detrimento da magnificência e concretizou-se uma velha aspiração de gerações de bombeiros.
Os Bombeiros Voluntários de Brasfemes, porque têm a função de prevenção de riscos, fazem periodicamente na sua área de actuação (zona Norte do concelho de Coimbra) acções de sensibilização junto das populações, escolas básicas e secundárias para que esses riscos diminuam ou deixem de existir.
É nesta perspectiva que se enquadra o Corpo de Bombeiros que está situado numa ampla mancha florestal, com os inerentes riscos de incêndios florestais.
Para além desta frente os Bombeiros Voluntários de Brasfemes estão envolvidos, habilitados e solicitados como posto de Reserva do INEM, nas seguintes locais prioritários de acidentes rodoviários e de matérias perigosas:
IP3 – Sub Lanço – Nó A1 / Souselas Kms 41,00 a 46,45 [Ambos os sentidos]
Sub Lanço – Nó Souselas / Nó Lorvão Kms 46,45 a 53,50 [Sentido Poente Nascente]
A14 – Sub-Lanço Nó Coimbra Norte/Nó de Ançã | Kms 41 a 35 [Sentido Nascente / Poente]
A1 – Kms 189,240 a 209,250 [Sentido – Sul / Norte]
Kms 209,250 a 153,775 [Sentido – Norte / Sul]
IC2 – Nó Trouxemil/A1 até Coimbra.
Ultrapassam uma centena as Intervenções na área de Emergência Médica que mensalmente são efectuadas pelos Bombeiros Voluntários de Brasfemes.
Todos têm o direito de esperar deste Corpo de Bombeiros o trabalho e projecto comum, com sentido de responsabilidade e competência na acção, serenidade e seriedade na palavra, em suma num espírito de solidariedade e determinação. Numa única frase: servir a comunidade.
Há a consciência colectiva que, com a existência dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, o Concelho de Coimbra está muito mais seguro.