segunda-feira, 23 de junho de 2008

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE VILARINHO

O que é a A. C. Vilarinho - Breve Introdução
A Associação Cultural de Vilarinho, fundada em 11 de Fevereiro de 1978 (Estatutos publicados no Diário da República Nº 202, 3ª Série, de 2/09/1978), surgiu para colmatar uma lacuna que se verificava no lugar de Vilarinho, na sequência do movimento de democratização do País em que grupos de cidadãos se uniram para levar a efeito o direito associativo que, durante quase cinco décadas, esteve arredio das populações e da sociedade civil.
O decano Mário Campos foi um dos grandes impulsionadores para que a Associação fosse uma realidade e o seu primeiro Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Albertino Carvalho o Presidente da Direcção num primeiro grupo de trabalho em que imperava a irreverência própria da juventude.
Dos Estatutos da ACV define-se, como objectivos fundamentais, a promoção da educação física, cultural e recreativa dos seus associados, desenvolvendo entre eles a prática de actividades recreativas e desportivas, contribuindo para a sua integral formação e desenvolvimento.
Por esse motivo, em meados dos anos 80 foi adquirido, com enorme esforço e sacrifício financeiro, os terrenos onde se estão a construir o Salão Polivalente e a Sede Social da ACV.
Foi, contudo, no ano de 1993 que se iniciaram as obras que têm decorrido de forma lenta, mas com grande empenhamento e prevê-se que o pavilhão gimno-desportivo seja inaugurado em num futuro muito próximo e que irá proporcionar a todos a prática do exercício físico e o desenvolvimento de actividades de índole cultural e recreativas.
Entre as muitas actividades desenvolvidas no seio da ACV, realçam-se os Jogos Tradicionais a serem praticados aos Domingos da parte de tarde e, ainda:
Grupo Folclórico de Danças e Cantares da A. C. Vilarinho
Fundada em 14 de Abril 1986 tem sido o embaixador dos usos e costumes da freguesia de Brasfemes e ainda hoje nos trajes predomina a vivência do povo do campo, onde impera o cultivo da ‘pranta’ que depois era vendida no mercado de Coimbra e do seu repertório consta os cânticos de trabalho. Desde a sua fundação o Grupo Folclórico de Danças e Cantares da Associação Cultural de Vilarinho tem sido um embaixador dos usos e costumes da Freguesia de Brasfemes através da divulgação dos seus cantos e em representação da mesma Freguesia em eventos culturais.
Passando ao longo dos anos por dificuldades de vária ordem, que sempre souberam tornear, o nosso Rancho está a preparar mais uma época recheada de grandes e prestigiadas actuações.
Todavia e apesar do empenho em dar o melhor, o Grupo debate-se com alguns problemas relacionados com a falta de violas e de outros instrumentos de corda.
Tratando-se como se trata de um Grupo em constante mutação, ao longo da nossa existência temos contrabalançado com entradas de elementos promissores para saídas de grande valor. Tem sido a forma de ultrapassar algumas adversidades que têm surgido no caminho.
Secção de FUTSAL – PAVILHÃO POLIVALENTE
Estão reunidas todas as condições para a prática de todo e qualquer tipo de desporto no Pavilhão da ACV.
Com as condições quase ideais, pois está em vias de conclusão os balneários, já estão em movimento várias equipas na modalidade de FUTSAL. A vontade desta malta nova é enorme o que nos leva a crer que, com a concretização de condições mínimas, outras actividades proporcionadas pela ACV vão surgir futuramente.
Também muitos dos atletas que já ultrapassaram os 30 anos semanalmente ocupam o nosso Pavilhão cuidando do seu ‘aprumo físico’.
Secção de Atletismo
Durante muitos anos esta colectividade desempenhou uma importante função de massificação do desporto através da constituição de várias equipas de atletismo com participações meritórias no INATEL e que é prova disso o vasto património de taças e trofeus conquistados nos vários escalões etários.
Secção de Ginástica
Está em funcionamento desde o ano de 2000 nas instalações do nosso Polivalente uma nova Secção que visa proporcionar aos associados da ACV e à população de Vilarinho a cultura física que lhes é proporcionada através de uma técnica de educação física. É a forma de aliviar todo o stress criado pela pressão do dia-a-dia.
A Associação Cultural de Vilarinho tem 437 sócios, predominando um vasto sector de jovens com idade inferior a 25 anos, por via de se integrarem nas secções desportivas e culturais.