quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

OS AMIGOS NUNCA SE ESQUECEM

No dia em que completaria 75 anos de idade (30/12/1946 - 21/10/2013) não poderia deixar de recordar este Homem com quem partilhei momentos únicos.

Estas foram as palavras que lhe deixei no local do seu repouso eterno, no dia em que nos deixou. 

Até sempre Companheiro. 

Hoje é um dia triste para mim. É triste para Brasfemes e também para os Bombeiros Voluntários de Brasfemes. Deixamos de ter a presença física do nosso antigo Presidente. O meu Presidente.

Homem dinâmico e com grandes horizontes. Foi com ele que, com poucos recursos financeiros nos anos 80 e 90, a nossa Instituição começou verdadeiramente a crescer, para ser o que hoje é: forte, actuante, cada vez mais solidária e alargando a sua esfera de acção a todo o País.

Apesar de brincalhão e bonacheirão, era amigo do seu amigo, e um líder que todos respeitávamos e seguíamos.

Nas horas difíceis, lá vinha o nosso Presidente espalhando e irradiando alegria e com uma palavra amiga e reconfortante, ajudava-nos a ultrapassar esses momentos menos positivos.

Quem teve o privilégio de ter trabalhado com ele nos Bombeiros – e eu fui um privilegiado –jamais esquecerá a evolução qualitativa que tivemos. 

Nas condições deploráveis existentes no antigo Quartel, fomos uma Família e a Família é o esteio da vida e do progresso e também o foi na nossa Associação Humanitária.

Não tenho dúvidas que ficámos, no passado, com uma grande dívida para com o Presidente Ernesto Cação, que fica hoje saldada.

Lembrar é fácil para quem tem Memória, esquecer é difícil para quem tem Coração

Foi uma amizade e um respeito mútuo que nasceram nos Bombeiros e ficaram para a Vida.

Curvo-me respeitosamente perante a tua Memória. 

Até sempre, Amigo Presidente, Ernesto.

 

Acácio Monteiro

(Cmdt dos BV Brasfemes – 22/10/2013)”