A ubiquidade das revistas e dos livros, bem como do papel-moeda, das embalagens e dos selos, atesta a persistente importância da imprensa na nossa Sociedade. Da entrada da cidade do Mondego para o Mundo. Uma forma de ver a Cidade e os 'Centros de Decisão' desapaixonadamente. Este blog é de um amigo para amigos, conhecidos e desconhecidos. Vincula única e exclusivamente o seu autor.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2021
quinta-feira, 30 de dezembro de 2021
OS AMIGOS NUNCA SE ESQUECEM
No dia em que completaria 75 anos de idade (30/12/1946 - 21/10/2013) não poderia deixar de recordar este Homem com quem partilhei momentos únicos.
Estas foram as palavras que lhe deixei no local do seu repouso eterno, no dia em que nos deixou.
Até sempre Companheiro.
“Hoje é um dia triste para mim. É triste para Brasfemes e também para os Bombeiros Voluntários de Brasfemes. Deixamos de ter a presença física do nosso antigo Presidente. O meu Presidente.
Homem dinâmico e com grandes horizontes. Foi com ele que, com poucos recursos financeiros nos anos 80 e 90, a nossa Instituição começou verdadeiramente a crescer, para ser o que hoje é: forte, actuante, cada vez mais solidária e alargando a sua esfera de acção a todo o País.
Apesar de brincalhão e bonacheirão, era amigo do seu amigo, e um líder que todos respeitávamos e seguíamos.
Nas horas difíceis, lá vinha o nosso Presidente espalhando e irradiando alegria e com uma palavra amiga e reconfortante, ajudava-nos a ultrapassar esses momentos menos positivos.
Quem teve o privilégio de ter trabalhado com ele nos Bombeiros – e eu fui um privilegiado –jamais esquecerá a evolução qualitativa que tivemos.
Nas condições deploráveis existentes no antigo Quartel, fomos uma Família e a Família é o esteio da vida e do progresso e também o foi na nossa Associação Humanitária.
Não tenho dúvidas que ficámos, no passado, com uma grande dívida para com o Presidente Ernesto Cação, que fica hoje saldada.
Lembrar é fácil para quem tem Memória, esquecer é difícil para quem tem Coração…
Foi uma amizade e um respeito mútuo que nasceram nos Bombeiros e ficaram para a Vida.
Curvo-me respeitosamente perante a tua Memória.
Até sempre, Amigo Presidente, Ernesto.
Acácio Monteiro
(Cmdt dos BV Brasfemes – 22/10/2013)”
quarta-feira, 29 de dezembro de 2021
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
O REGRESSO
Depois de um longo de interregno por vários motivos, entre os quais talvez a preguiça e a saturação marcassem pontos decisivos, volto a um local que serviu para me dar a possibilidade de dar a conhecer coisas da vida umas que aprecio, outras nem tanto.
Como estamos em plena época de transição e de consumismo, este é o meu sentimento…
quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
COMEMORAÇÕES 82º. ANIVERSÁRIO
Um dia diferente na História de uma grande Instituição Humanitária - 8/12/2021
domingo, 14 de novembro de 2021
CEBES-Centro de Bem Estar Social de BRASFEMES
25 ANOS NA VIDA DE UMA IPSS
Decorreu hoje a Comemoração dos 25 anos de vida em prol de toda uma comunidade, pequenina em espaço e de habitantes, mas grande em dinâmica, espírito empreendedor e de realização.
Nesta data há que enaltecer todos os que puseram mãos a obra e acreditaram num projecto de âmbito social e humanista, realçando o contributo dos pioneiros que foram lembrados com singelas obras, executadas pelos utentes do Centro de Dia, e que foram homenageados, reconhecendo o grande contributo deixado pelo primeiro Presidente, Armenio Ferraz que, muito justamente, foi homenageado e reconhecido o mérito de acreditar neste projecto que muito dignifica a zona norte do concelho de Coimbra.
Outra referência, que convém realçar, é ao trabalho de grande dedicação, zelo, competência e espírito de missão, das inexcedíveis funcionárias da Instituição, quantas vezes em condições muito difíceis, e que sempre souberam estar na primeira linha no apoio a uma camada de pessoas muito vulneráveis e que muito deram à nosso sociedade e que agora nos compete apoiar.
A próxima aposta será a construção do Lar.
Por nós e pelos nossos antecessores ele já estaria a funcionar, todavia as condições financeiras que não possuímos, tem-nos inibido de avançar.
Terreno, projecto e objectivos definidos já existem há muito tempo.
As candidaturas estão feitas.
Vamos aguardar serenamente a concretização de um ideal que vem sido mantido por sucessivas gerações de brasfemenses (e não só!).
Diz-se que a Esperança é a última a morrer.
Nós acreditamos.