quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Com muita história - Escola Primária Central de Coimbra

Hoje vou falar dum estabelecimento de ensino marcou gerações de jovens de Coimbra e das suas Freguesias.
Chamava-se (ainda lá está inserido o nome em pedra) Escola Primária Central e na gíria popular denominava-se Escola Santa Cruz, que antes da recente 'revolução administrativa' pertencia à Sé Nova e não Santa Cruz. Vá lá saber-se porquê...
Hoje tem o nome pomposo de Escola Básica do 1º Ciclo de Santa Cruz. 
Situa-se no inicio da Avenida Sá da Bandeira, junto ao Mercado Municipal D. Pedro V.
Há muitos anos, e a exemplo dos jovens do meu tempo, foi lá que fiz o exame da 4ª. classe.
Sim porque nessa altura para se entrar no ensino preparatório e secundário tinha que se ultrapassar este exame.
Coisa mais linda, que guardo com grande nostalgia. Era a data em que, como recompensa,  recebíamos o nosso relógio de pulso (e nem todos, porque os tempos eram difíceis...)
Foi e muito bem recentemente alvo de obras de requalificação. O meu aplauso.
Só acho aberrante as cores escolhidas que ferem a minha sensibilidade visual.
Admito que seja eu que estou a ver mal a coisa... 
Não é uma critica, mas sim um mero reparo...


Sem comentários: