terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasfemes - Bombeiros voluntários ACIDENTE RODOVIÁRIO (QUASE) ESTRAGA A FESTA

Adorei este texto relacionado com a minha Terra, versando uma grande Associação.

Trata-se de uma singela homenagem a um grupo de Formadores dedicados que ensinam os jovens para a vida. Passo a transcrever, com a devida vénia, do Diário As Beiras:

Vasco Garcia
Um simulacro de um acidente rodoviário foi a prova final para os formandos da Academia de Bombeiros de Brasfemes.

A data era de festa em Brasfemes – celebrava-se o Dia da Freguesia.

Mas um acidente poderia ter transformado a jornada festiva numa tragédia. Poderia porque, apesar do aparato, tudo não passou de um simulacro.

O carro onde seguia uma mulher, de 35 anos, entrou em despiste e embateu contra o muro de uma casa. A vítima ficou encarcerada. Apesar de consciente, tinha lesões nas pernas, queixava-se de dores na cervical e mostrava-se desorientada.

Desta vez – e porque se tratava de um simulacro – os formandos da Academia de Bombeiros dos Voluntários de Brasfemes tomaram conta da ocorrência. Mas, depois de finalizado o exercício, o comandante Acácio Monteiro garantiu que poderia confiar nestes jovens numa situação real. “Esta juventude está capacitada para desempenhar, de forma cabal, uma missão nos bombeiros”, afirmou.O “acidente” ocorreu por volta das 15H00, mas só passado cerca de meia hora a mulher foi retirada do veículo. Acácio Monteiro explica que o paradigma, no que a desencarceramento diz respeito, foi alterado. “Já lá vai o tempo em que a extracção da vítima se fazia o mais rapidamente possível”, lembra. Nessa altura, e devido à pressa, “muitas pessoas acabaram numa cadeira de rodas”. Hoje, o processo é mais moroso. “O que está em causa é o futuro da vítima, em termos de mobilidade”, frisa o comandante.

Agora, e pelo terceiro ano consecutivo, os formandos da Academia de Bombeiros de Brasfemes estão em condições de desempenhar esta exigente tarefa. Só o futuro dirá se estes jovens continuam na corporação ou seguem outro caminho. De qualquer forma, “estão bem formados para poder salvar vidas”, frisa Acácio Monteiro.

Porque me encontrava no Largo Marcelino Ivo de Vasconcelos (antigo Largo das Relvas) em Brasfemes na IX Feira de Gastronomia, assisti ao desenrolar dos acontecimentos e, confesso, que gostei.

Foi lindo ver aqueles jovens empolgados e motivados para o cabal desempenho da função que lhes foi ministrada. E não é que os 'putos' têm mesmo jeito para aquilo.

Parabens a todos e espero voltar a assistir a outro evento para o ano.

Os Bombeiros de Brasfemes estão-nos sempre a surpreender.